junho 17, 2006

SEMPRE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM SENHOR!

Estava andando por aí e notei que o Brasil está com uma epidemia um tanto peculiar( pelo nome). Parece que está havendo uma epidemia de circo pelo brasil, pois é, isso mesmo circo.



Nunca vi tantos, e não demorou muito para que eu me desse conta de que esse "fenômeno" não é só por aqui, nas terras tupiniquins.


Olhando lá para cima, bem alto, tem o Cirque du Soleil. Uma brincadeirinha de Norte-Americanos, bem não sei ao certo se são de fato de Norte-Americanos, em todo caso toh falando da cede que fica lá no canadá!


Hoje estava no ônibus e naão é que eu passei por um Circo Europeu!!! Isso é que é globalização.


Então voltei para o Brasil de novo e fui lá na história para contar essa história. Descobri que a nossa tenda ou lona fica lá em Brasília e que os palhaços somos nós. De vez em quando eles fazem umas mágicas e tapam até uns buracos, outras alguns cheques saem voando e isso quando não fazem o velho truque de desaparecer, e esse é o meu preferido, acho muito bom quando verbas aqui do Brasil vão parar lah na Suiça e essa nem Mister M consegue descobrir como.


Lá na história do Brasil "existia" uma tal lei(uma das tantas) que não era bem lei, era mais uma medida provisória, que se tornou permanente só que não oficial, como muitas outras por aí. Era até simplizinha essa lei, dava até para rir se pensasse bem.


Não sei por que mas me lembrei dela enquanto andava por aí. Ví o circo...fui juntando uma coisa a outra...Lembrei! Era a política do PÃO E CIRCO, dava-se umas distraídas na população, gargalhadas daqui, gargalhadas dalí e todo mundo acabava esquecendo que os donos da então hoje Brasilia, faziam tudo menos respeitar o público(povo/palhaços).


Está certo, temos o Circo, mas cadê o pão? Ora, está na cara...o pão é verde e amarelo, vem sempre em 11, contando os bem visados, e em toda fornada quase sempre um se sobressai. Um pão tão volumoso, tão rechonchudo que deram até nome para ele. Puseram de fenômeno, desse pão esperam tudo.


Eu notei que de 4 em 4 anos o circo reaparece, a população ri, se diverte e no fim esquecem os Valérios, os Garotinhos...
De vez em quando nessas apresentações de 4 em 4 anos os pães se apresentam, vistosos...e isso é sempre pela TV, esse ano o circo brasileiro é a la Alemanha, numa tal copa do mundo. Deve ser uma copa imensa, para ser do mundo...



Bom o fato é que não gosto de Pão, nem de circo...Sabe por quê? Por que, a platéia está no lado errado e mudou de função, ela ainda assiste sem fazer nada e até da risada.
A nova função? Ora...a de palhaços, a nacionalidade é brasileira, a mentalidade de Niandertais(coitados deles com essa comparação. Falo dos Niandertais) e estão sempre a espera do fenômeno, regado a uma boa cachaça e vários gritos de GOLLLLLL.

Um comentário:

Anônimo disse...

.k.k.k.k.k.k.k.k.k.kk....
Capricho!!!
Falou tudo e um poco mais em...
putz nem vou ter como fazer um comentario...
você disse tudo!
o Brasil é issu...um circo de pão e agua!
Tomara que nao fiquemos soh em pão e agua!!
pois na biblia fala: "nem de pão e agua viverá o homem!"
Bom resumindo...é um circo de verde e amarelo!.
enquanto eles riem nos "passamos fome"
é a lei de um país mal governado!
bom como eu disse!!
Sem coments!!!
abraços!