fevereiro 16, 2011

ESTUDAR HISTÓRIA DA ARTE É COMO ESTUDAR ENOLOGIA


Estudar História da arte é como estudar enologia, aprende-se desde o plantio até o engarrafamento. Os períodos da história da arte relativos à arquitetura, podem ser interpretados da mesma forma: são "pedaços" de uvas plantadas lá atrás, quando nem se sabia da importância do gosto do vinho e hoje engarrafadas em pedaços historificados por grandes estudiosos que tiveram o trabalho de documentar tudo isso.


Hoje há poucos enólogos de qualquer história, seja da arte, seja da arquitetura. Refiro-me aos que gostam do gosto dessa uva. Confesso que, me deparei com poucos ao longo dessa minha pouco vida acadêmica, contudo, foram poucos e bons. Os bons enólogos são profissionais com características definidas, dentro do perfil ocupacional da "indústria', entenda-se aqui a do ensino; e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado.


Surpreende-me perceber que muitos não possuem essa caracteristica definida, envazando uvas ocas e muitas vezes podres e se contentando com isso e não é preciso ir muito longe, em nenhuma plantação distante do sul, não...basta esperar determinado dia da semana no calendário letivo. Hoje, eu parabenizei um enólogo, disse-lhe que irei beber da usa fonte, quantas vezes fosse preciso, num ritual mutualistico didático que espero preencher nossos dias na semana. Eu parabenizei por que nem sempre se encontra uma boa terra para que se plante conhecimento e conhecedor, contudo, como em toda boa extensão de terra destinada a este tipo de cultivo, no fim do dia, sempre sobram algumas uvas podres, que mais tarde - como é de se esperar - azedarão muitos vinhos.







Nenhum comentário: