dezembro 16, 2005

COMPUTADOR SABICHÃO




LONDRES (Reuters) - Os produtores de Hollywood que lamentam a baixa venda de ingressos de cinema deste ano deveriam se animar.
Um cientista dos Estados Unidos disse ter inventado um programa de computador que ajuda a prever se um filme será um sucesso ou um desastre nas bilheterias bem antes de ele ser filmado.

"Nossa meta é tentar encontrar petróleo de uma certa forma", afirmou o professor Ramesh Sharda, da Universidade do Estado de Oklahoma, nesta quarta-feira.
"Estamos tentando prever o sucesso de um filme com base em coisas que são decididas antes de um filme ser feito", disse ele à Reuters por telefone.
Sharda, especialista em sistemas de informação, tem trabalhado no modelo há sete anos e analisou mais de 800 filmes antes de publicar um ensaio que aparecerá no jornal "Expert Systems With Applications" no começo do ano que vem.

O professor aplicou sete critérios a cada filme: a classificação dada por censores, a competição com outros filmes no momento do lançamento, a força do elenco, gênero, efeitos especiais, o número de salas de exibição e a possibilidade de ele ser uma continuação.
Usando uma rede neutra para processar os resultados, os filmes são colocados em uma entre nove categorias, variando de "fracasso", significando menos de um milhão de dólares de bilheteria, e "sucesso", com mais de 200 milhões de dólares.

Os resultados do estudo mostraram que em 37 por cento das vezes a rede previu acertadamente em qual categoria o filme se encaixava. Em 75 por cento das vezes, a classificação ficou apenas uma categoria a mais ou a menos da resposta correta.
Sharda disse estar em discussões com um "importante" estúdio de Hollywood sobre mais desenvolvimentos para o sistema.

Até meados de novembro, as vendas de ingressos de cinema nos EUA em 2005 eram de 7,6 bilhões de dólares, aproximadamente 7 por cento a menos que até o mesmo período do ano passado, apesar de os números terem vindo antes de três grandes lançamentos: "Harry Potter e o Cálice de Fogo", "Crônicas de Narnia: O LeÃo, a Feiticeira e o Guarda-roupas" e "King Kong".

fonte: msn entretenimento.

Nenhum comentário: